Consciência sobre poluição sonora

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A poluição sonora é um problema ambiental que afeta a saúde e o bem-estar das pessoas. Ela é definida como um excesso de som que pode ser prejudicial à saúde ou à qualidade de vida. A exposição constante e desamparada aos ruídos pode levar a dores de cabeça, fadiga, estresse, zumbidos e também a uma queda de produtividade, pois trabalhadores tendem a ser menos produtivos em ambientes barulhentos.
Estudos científicos mostram que a poluição sonora pode causar distúrbios de comportamento por conta de sons muito elevados em ambientes de telemarketing, construção, escritórios abertos, locais de reformas, trânsito. Além disso, a exposição prolongada a ruídos intensos pode causar problemas auditivos, como perda auditiva, zumbido e hipersensibilidade ao som.
A exposição constante a ruídos pode afetar drasticamente a condição psíquica de uma pessoa quando mais velha.
A poluição sonora pode ser causada por vários tipos de sons, como sons de carros, britadeiras, martelos, sons de motores, entre outros. A retenção de informações é bem mais precisa quando estamos sob um ambiente sonoramente controlado . Fones de ouvido anti ruídos são muito bem-vindos e aumentam a produtividade, especialmente aqueles que são confortáveis para uso. Sons da natureza, como o som do mar e sons da floresta, podem ajudar a relaxar e a dormir profundamente.
Podemos entao pensar que sons que possuem cunho negativo, como ofensas, xingamentos e sarcasmo, podem ser considerados poluição sonora, pois reduzem a vibração positiva do ambiente, fazendo com que a produção da pessoa seja colocada em dúvida. Certos tipos de sons podem reduzir a vibração positiva do ambiente, fazendo com que o pessimismo e o medo adentrem no ambiente, prejudicando a produtividade.
Para reduzir a poluição sonora, é importante que as pessoas se conscientizem sobre os efeitos prejudiciais do excesso de som e tomem medidas para reduzir o ruído em suas vidas. O ideal para um ambiente de trabalho produtivo e harmonioso o uso de sons e intenções positivas palavras construtivas para melhorar a vibração do ambiente. Afinal como disse Einstein “Tudo é vibração”.

Abrir bate-papo
💬 Quer saber mais?
Olá!
Como posso ajudá-lo?